quinta-feira, julho 17, 2008

Inflação é fenômeno mundial!!!

Estadao.com.br :: Economia :: FMI revisa para cima crescimento do Brasil
O FMI elogiou o Brasil na condução da política monetária. "O País tem feito muito bem, o Banco Central tem sido muito ativo, apertando ativamente (o juro) neste ano", disse o diretor-adjunto do Departamento de Pesquisa do FMI, Charles Collyns.

O diretor diz que o FMI está "encorajado" com os BCs da América Latina, mas avisa que os países, incluindo Brasil, precisarão continuar apertando o juro. No Brasil, como resultado da condução do BC, diz ele, as expectativas permanecem "bem ancoradas". Estão no teto da banda, mas ainda dentro dela, completa.


Das projeções revistas pelo Fundo, o crescimento dos Estados Unidos foi a que sofreu maior correção entre os países industrializados. A economia americana deve crescer 2,2% - 0,8 ponto percentual a mais do que o projetado em abril. A projeção foi revista com base em dados da primeira metade do ano que só ficaram disponíveis em julho.

FMI diz que inflação mundial ficará em 3,4% neste ano - 17/07/2008 - UOL Economia
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas previsões para a inflação mundial nos países de primeiro mundo em 2008 de 2,6% anuais para 3,4% anuais. Para os emergentes, a perspectiva passou de 7,4% anuais para 9,1% anuais.

Segundo o órgão, os dirigentes de bancos centrais no mundo enfrentam uma "conjuntura difícil", já que devem controlar o aumento das pressões inflacionarias sem perder de vista o risco de desaceleração do crescimento.
ABIN - Notícias - Inflação mundial em alta põe fim a ciclo de corte de juros
O ciclo de redução de juros nos Estados Unidos está no fim e as chances de eles viessem a ser reduzidos também no continente europeu já se tornaram remotas. O preço do petróleo, que ultrapassou US$ 132 o barril e sobe com regularidade assustadora, deixa pouca margem a dúvidas: a inflação está subindo em todo o mundo e o caminho das taxas de juros de agora em diante tenderá a ser para o alto. Os estragos nos índices de preços ao redor do mundo, empurrados pelo petróleo, outras commodities e alimentos são significativos. A Merrill Lynch projeta um avanço da inflação mundial de 3,4% no ano passado para 4,7% em 2008.

Reproduzo acima trechos de matérias que ninguém lerá isto nos jornais da terrinha.

Um comentário:

weiss disse...

As coisas parecem tomar um bom rumo, espero que durem o suficiente para o Brasil fortalecer sua posição.