quarta-feira, setembro 01, 2010

O ponto nevralgico



Petista ri à toa.

Imagem dos presidenciáveis
No quesito capacidade para ser presidente, por exemplo, menções a Dilma como a candidata mais preparada cresceram 13 pontos percentuais. Em maio, Serra liderava o tópico, com 45% das citações contra 29% da petista. Agora, essas taxas são 38% e 42%, respectivamente.

Dilma também ultrapassa Serra como a candidata mais preparada para combater a violência e para cuidar da área da educação. No primeiro item, menções à petista passaram de 29% para 38% e ao tucano caíram de 35% para 30%. Em relação à educação, 41% julgam Dilma superior contra 31% que preferem Serra. Há três meses, essas taxas correspondiam a 32% e 34%, respectivamente.

O que os números acima estão gritando é que Serra errou na sua estratégia de campanha na TV. Serra buscou de todas as formas mostrar sua trajetória de gestor se mostrando capaz de ser presidente do Brasil. Usou o bordão que teria feito e da mesma forma fará como presidente. Não funcionou, Dilma é que conseguiu passar esta imagem para o eleitor. Dilma com nenhum antecedente eletivo,  bateu a velha raposa que trilhou vários cargos eletivos ou não.

Na verdade Lula e o governo vinham trabalhando a exposição de Dilma já a bastante tempo, associando ela às realizações da administração federal, mas bem da verdade foi a ascensão de Dilma para a Casa Civil no meio da tempestade da saída de José Dirceu por corrupção que o governo deu uma guinada importante. Primeiro que coincidiu o momento em que o governo começava a engrenar a máquina e as políticas públicas começavam a dar os primeiros passos e resultados. O governo parou de falar do Fome Zero e Bolsa Família para propor um milhão de casas e articular seus investimentos num guarda-chuva desenvolvimentista chamado PAC.

Dilma puxou o governo, naquele momento atolado em denúncias, para a esquerda. Deu um sentido econômico às políticas sociais que funcionaram como uma alavanca ao desenvolvimento provocado por uma distribuição de renda entre as classes mais baixas. O incremento no consumo nas classes C, D e E não só tem sustentado o crescimento brasileiro, como vacinou o país contra os efeitos da crise econômica internacional. Outra questão bastante importante que o governo Lula levou à cabo foi a diversificação da carteira de exportações, possibilitando uma maior independência da nossa economia à americana. Buscar parceiros em desenvolvimento como China, Índia e na África foi um gol de Lula e vitaminado após a entrada de Dilma no governo.

O que estou querendo dizer é que não é acidental que Dilma passa para a população a imagem de boa gestora. Ela tem café no bule e o programa eleitoral gratuito conseguiu passar isto de forma magistral até o momento.


Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Imóveis à venda disse...

Conheça o melhor site de Imóveis do Litoral.Acesse www.IMOVEISAVENDA.net e saiba mais!