sábado, novembro 21, 2009

Foram-se as pontes


Sem pontes e sem paz no horizonte.

Ontem o governo venezuelano informou a derrubada de duas pentes de pedestres na fronteira com a visinha Colômbia. A temperatura na divisa entre os dois países continua subindo ameaçando a paz na América Latina de forma alarmante. As pontes ligavam aldeias dos dois países e segundo fontes oficiais serviam de ligação para milicias e traficantes de drogas.
O exercito venezuelano chegou em caminhões e dinamitou as duas pontes na localidas de Las Delicias no estado venezuelano de Táchira que ligavam a Rigonvalia no estado de Santander do Norte, na Colômbia. Não se tratavam de pontes internacionais vinculadas a qualquer conveniamento internacional, exestiam ao arrepio das leis venezuelanas e internacionais, porém é um símbolo forte somado à crise crescente entre os dois países. O governo colombiano já acionou o Conselho de Segurança da ONU e formalizou queixa contra o governo Chávez.
O clima entre Venezuela e Colômbia vem azedando há alguns anos com acusações de favorecimento venezuelano ao trânsito de guerrilheiros da FARC por seu território e pela presença de militares colombianos em território venezuelano com incidentes fronteiriços de pequena monta. Somado a este cenário, os EUA renovaram conveniamento com a Colômbia para a operação de soldados americanos e uso de bases colombianas para ações de combate ao narcotráfico. Estes conveniamentos com os americanos nas últimas décadas tem servido para dizimar as guerrilhas de esquerda na região e para garantir base de ação americana na América Latina numa política de presença e ameaça militar constantes.
A situação tende a piorar e não se descarta a possibilidade de evoluírem para as vias de fato em curto prazo. A presença americana neste momento é danosa e em nada ajuda a situação que deve ser resolvida em nivel diplomático entre os dois países e mediada pelo Brasil. Leia aqui e aqui (em inglês).




Powered by ScribeFire.

Um comentário:

RS NA CONTRAMÃO disse...

Leia comentário sobre o mandado de segurança:
http://rsnacontramao.blogspot.com/2009/11/existe-um-poder-maior-que-o-judiciario.html