domingo, novembro 15, 2009

Eles querem é faturar


Olho vivo em grandes obras...

Eu fico bege com o que acontece no estado e em especial  Porto Alegre. Nós, os gaúchos, estamos mergulhados num mar de lama de corrupção que envolvem altos escalões administrativos que vão de selos à merenda das crianças, passando por obras de drenagem e pavimentação.
A atuação se dá sempre ao redor de grandes obras, com empreiteiras famosas e de proprietários nebulosos. Com contratos grandes e pouca fiscalização sobra pra todos, é uma fartura com percentuais para todos. Não importa do que se trata, o contribuinte paga e o judiciário omite. É o grande conluio do capital que compra e corrumpe a todos e a nós, mortais, cabe continuar pastando bovinamente.
Fico espantado com as notícias e a insistência da imprensa sobre certos assuntos recorrentes. São três: o metrô de Porto Alegre, os Portais de Clóvis Viajandão Magalhães e a Copa. A defesa é ávida destes assuntos com um só ponto de vista como uma obviedade. Vamos devagar!
O metrô de Porto Alegre é uma idéia, nada além disto. O transporte público na cidade há décadas é um dos melhores do país. A velocidade média é das mais elevadas, o que comprova o escoamento do trânsito e a confiabilidade do sistema. Quem viaja e usa ônibus em qualquer cidade brasileira sabe que Porto Alegre está muito bem. Claro que nada está aí que não possa ser melhorado. Mas um investimento de milhões ligando o que com o quê? Já até mudaram a rota duas vezes para ver se cola! Estas coisas exigem mais estudos e menos paixão por cifras. Metrô custa muito caro, e mais caro ainda é a manutenção do sistema em funcionamento. Que vai operar o sistema? Quem vai pagar o funcionamento do sistema? Quem vai subsídiar a passagem, como ocorre no mundo inteiro? Estas questões não são abordadas nas páginas dos jornais gaúchos, a ninguém interessa estas perguntas incômodas.
O interesse é pela obra que gera comissões, o resto que se lixe. Depois a gente vê. Mais ou menos nesta base.
Os portais eu já falei várias vezes aqui. Dizem ser para o sistema público de transporte, mas 90% da verba é para viadutos e túnel! Será que isto é solução para os problemas de trânsito da capital gaúcha? Eu duvido. Soluções inteligentes não oneram o contribuinte, não enriquecem governantes de plantão e não tumultuam nossa vida durante sua execução. Os Portais são invenção do Chico Fraga do Fogaça, é pura enrolação e papo furado vestido de bom discurso, cuidado!
A Copa! Bah, aqui o pessoal se baba. É uma piada sem graça. Vai chover dinheiro e vão se "esbardá", como diz o outro. Podem ver quem são os principais articuladores. Paulo Odone (PPS), deputado eleito queria largar tudo para a obra da tal Arena do Grêmio. Os sócios conhecendo o pilantra e sabendo o que estava por acontecer, puxaram o tapete dele e correram com ele de lá. Nada de Arena. Logo Yeda criou a Secretaria da Copa e quem foi para o governo coordenar o assunto? Ele, de novo. Eu pergunto, isto pode dar certo? Certamente para ele e seus amigos.
Em suma, não caia nesta e denuncie os novos escândalos de corrupção que estão sendo gestados no Rio Grande do Sul para os próximo anos. Anote aí e me cobre se for diferente.




, , , , ,



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: