sexta-feira, agosto 15, 2008

Georgia no caos?

Região de Svaneti no noroeste da Geórgia

Muita gente não está entendendo o que está acontecendo na Geórgia. A cobertura da imprensa é vergonhosa e desinformativa, como sempre. Quanto mais se assite ou lê na grande mídia, menos se sabe o que se passa. É incrível o papel canhestro das redações que só reproduzem os releases da Casa Branca e sequer buscam um contra-ponto.
A Geórgia foi durante a Revolucão Russa de 1917 um enorme problema mal equacionado. A questão da autonomia e as multiplas etnias, a diversidade de línguas e governos repressores, fizeram daquele país uma verdadeira bomba relógio retardada. No século 19 foi absorvida pelo império russo até proclamar a independência em 1918. A independência, contudo, durou apenas três anos. A União Soviética, forçou o domínio sobre o país e manteve a região sob a influência
socialista até sua queda, em 1991.
A Geórgia passou por momentos conturbados quando o governo tentou manipular as eleições legislativas nacionais de novembro de 2003. Os protestos populares levaram a resignação do presidente Eduard Shevardnadze, que comandava o país desde 1995.
Em 2004, novas eleições colocaram Mikheil Saakashvili na Presidência e trouxeram tensões entre a Geórgia e a Rússia pelo domínio de territórios separatistas na região, entre eles a Ossétia do Sul e Abkhazia. Estas duas regiões declararam-se independentes e não foram reconhecidas pela Geórgia que resolveu iniciar uma campanha militar apoiada pelos americanos para dirimir a sedissão.
A Rússia reagiu para garantir seus interesses e cidadãos e mobilizou suas tropas, ocupando cidades georgianas como Gori, a cidade natal de Stálin.
Recentemente, com a independência e eleições livres, os georgianos elegeram um governante pró-americano. Dizem que a CIA teve participação ativa no processo, mas afinal em qual eleição "livre"que eles não participam? Pois o novo presidente tratou de contrariar os interesses russos no país e causar problemas aos cidadãos russos que vivem no país. A Rússia resolveu distribuir cidadania a todos os descendentes russo que nasceram na Georgia e na Ossétia do Sul ( a do norte fica em território russo) a grande maioria é de russos.
Agora os EUA se manifestam horrorizados com a guerra no cáucaso. Ora a Rússia está justificando sua ação sem usar subterfúgios, sem mentir ou inventar envolvimentos (como o caso Sadam/Bin Ladem). São diretos, ocuparam a Ossétia e a Abkhazia para proteger cidadãos e interesses russos, ponto.
A Geórgia é um país com seis idiomas (georgiano armênio, russo, ossetiano, abkhaz e turco) e nove regiões. Está postulando sua entrada na OTAN, foi vizitada por Bush em 2006 e isto esquentou a chapa. A Rússia está construindo um oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan para escoar a produção petrolífera do Azerbaijão, passando pela Geórgia até a Turquia no Mediterrâneo.
Ou seja, a questão é imperialista tanto quanto a guerra do Iraque, Granada, Chechênia....

Um comentário:

weiss disse...

Não acreditei na "cara de pau" do Bush, quando falou que o mundo não resolve mais com guerras seus conflitos. É mole?
Interessante é que a Russia está agindo exatamente como os EUA, enquanto declara que está "se retirando do conflito" os tanques avançam estabelecendo o cerco e dominio nas regiões que interessam...
Briga de "cachorro grande" na casinha do cachorrinho...