terça-feira, agosto 12, 2008

Cleopatra morreu por sua dignidade

A deles pelo menos era bonita!


No dia 12 de agosto de 30 A.C., Cleopatra suicidou-se em seu palácio em Alexandria. Ela descendia diretamente de Ptolomeu, general macedônio de Alexandre e senhor do Egito. Cleopatra foi colocada no poder por Júlio César e tornou-se a segunda faraôna do Egito (a primeira foi Hatshepsut...).

A sua beleza era lendária e logo seduziu o homem mais poderoso do mundo naquela época, passaram meses em lua-de-mel a bordo ao longo do Nilo. Após a morte de César, as provincias do oriente durante o segundo triunvirato ficaram a cargo de Marco Antônio, general de César. Cleopatra seduziu também Marco Antonio e com ele teve dois filhos, além do que teve com César.

Augusto, para se tornar imperador, espalhou que Marco Antônio tentaria tomar o poder e sua esposa, que o havia enfeitiçado, poderia se tornar a rainha de Roma. Uma estrangeira! Foi o que bastou para a turba apoiar Augusto e derrotar Marco Antônio, destruindo o triunvirato e se tornando o grande imperador romano.

Se não tivesse se suicidado, Cleopatra e seu esposo Marco Antônio, seriam levados prisioneiros e mostrados aos romanos em desfile de triunfo, com certeza acorrentados. À exemplo do que fizeram com Vercingetórix, o líder da gália. Seria a vergonha suprema para eles e a glória de Augusto. Não houve outra alternativa além do suicídio.

A nossa Cleopatra está sendo exposta ao público e a turba está conhecendo a impostora estrangeira que compra palácios, demite assessores e nega intimidade com meliantes. Alguém, por favor alcance uma cesta de frutas para o moça!

Nenhum comentário: