sexta-feira, agosto 21, 2009

Lá e aqui


Este senhor está trazendo a guerra fria para a AL



Senado colombiano aprova referendo para terceiro mandato — Agência Brasil de Fato
O Senado da Colômbia aprovou, por 56 votos a favor, a realização de um referendo para perguntar aos eleitores se aprovam uma mudança na Constituição para permitir que um presidente se candidate a três mandatos consecutivos. Isso daria a Álvaro Uribe a possibilidade de concorrer de novo nas próximas eleições, em 2010. O esquerdista PDA (Polo Democrático Alternativo) e o também opositor PL (Partido Liberal) se recusaram a votar.

O projeto será submetido à votação, na próxima semana, na Câmara de Representantes, onde, de acordo com a bancada governista, há uma ampla maioria a favor. Se for aprovado, passará à Corte Constitucional e logo depois pode ser levado às urnas, onde os colombianos decidirão a favor ou contra a reeleição do atual presidente.

Uribe, que foi eleito em 2002 e reeleito em 2006, ainda não anunciou se está disposto a se submeter a um terceiro mandato presidencial.

"Muito obrigada em nome de todos aqueles colombianos que acreditam que a política de segurança democrática devolveu a esperança ao país", afirmou o ministro de Interior Fábio Valencia, ao final da votação.

Há alguns meses a direita nacional e seus interlocutores da grande imprensa estavam em polvorosa com a possibilidade de Lula concorrer a um suposto terceiro mandato. Bateram neste factóide por meses. Todos os argumentos trazidos eram no sentido do princípio anti democrático disto e sempre referenciado em Chávez na Venezuela e Zelaya em Honduras foi deposto por almejar o mesmo.
Pois agora é o queridinho dos EUA e da grande imprensa que pavimenta sua possibilidade de terceiro mandato. Aí pode? Bem, a grande imprensa olimpicamente nada falou sobre isto. Uribe traz bases americanas para a América do Sul trazendo medo e corrida armamentista na fronteira brasileira e agora quer ficar plantando instabilidade por mais um mandato. É uma barbaridade.





Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: