segunda-feira, outubro 06, 2008

O urro das urnas

Os Amigos do Presidente Lula
PP assumiu o lugar do DEMo. PSDB diminuiu de tamanho e PT cresceu, além de outros partidos menores que também cresceram como PCdoB, PSB e PDT.

Diante disso é simplismo dizer que a boa avaliação do governo federal não transferiu votos. Não tranferiu 100% dos votos, mas um pouco influiu. Senão como explicar a subida dos partidos da base governista e decadência do DEMos e dos Tucanos?

Além disso, muitos candidatos não venceram, mas subiram bem no final da campanha e tiveram votação expressiva, como a Fátima Bezerra, em Natal.

Vitórias no 1o. Turno:

PMDB 1180
PSDB 772
PP 544
PT 537
DEM 491
PTB 408
PR 378
PDT 339
PSB 306
PPS 129
PV 72
PSC 60
PRB 52
PMN 43
PC do B 40
PRP 16
PSL 15
PTN 15
PHS 13
PTC 13
PRTB 11
PSDC 8
PT do B 8
PCB 0
PCO 0
PSOL 0
PSTU 0

Vitórias em Capitais no 1o. turno:

PT 6
PMDB 2
PSB 2
PSDB 2
PC do B 1
PP 1
PV 1
O DEMos não conquistou nenhuma capital no primeiro turno.


Vitórias em cidades com mais de 200 mil eleitores no 1o.turno:

PT 12
PMDB 8
PSDB 8
DEM 4
PDT 4
PP 3
PC do B 2
PSB 2
PR 1
PV 1


Número de cidades em disputa no 2o. turno:

PT 15
PMDB 10
PSDB 10
PSB 6
PP 3
PTB 3
DEM 2
PPS 2
PR 2
PC do B 1
PDT 1
PV 1

O número de votos nacionais por partido não está disponível ainda, mas PT e PMDB foram os grandes vitoriosos. O PMDB com uma votação mais dispersa em muitos municípios. O PT com votação mais concentrada nos grandes centros: capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores.
Os tucanos ainda conseguiram mostrar fôlego, mas perderam espaço para o PMDB.
O DEMo confirmou a decadência, sendo rebaixado do G4 (quatro maiores partidos).

, , ,

Powered by ScribeFire.

4 comentários:

Anônimo disse...

O PT foi o grande vitorioso inclusive no RGS, pois teve o maior número de vitórias, com cabeça-de-chapa ou não, nas maiores cidades, e disparado... posso apostar que foi o partido mais votado no RGS, de novo.

A legenda, pelo menos, sai vitoriosa (novamente) de mais esse pleito... o que isto significa estrategicamente ainda vamos discutir muito... rsss...
pois agora é ROSÁRIO, MARRONI e JAIRO JORGE!!!

P.S.: a jogadinha das Rosanes e Talines da vida para "barrar" a Rosário não deu certo, mas funcionou para aumentar a votação do Fumaça... à luta, pois POA não merece mais 4 anos disso aí!!!

Remindo disse...

Luís, a imprensa não tem nada a ver com os números do Fogaça. A tempos que o PCdoB e o PSB vinham reclamando da aliança com o PT, os vices eram sempre do PT. A desunião da esquerda e a infiltração da turma do Britto dentro dela, ocasionaram um racha, e o eleitor foi onde a grama parecia mais verde. Se o eleitor gaúcho fosse inteligente não teria inflado os números do Fogaça, e muito menos teria eleito a Yeda. Ou as esquerdas gaúchas ou se reagrupam ou as derrotas continuaram acontecendo. Outra coisa, o PT não se deu conta que o tal do orçamento participativo não dá mais votos, e continua batendo na mesma tecla. Que se elejam e executem um orçamento participativo e não fiquem trovando antes sem ganhar a eleição para faze-lo.

Remindo disse...

Agora, a maravilha do pleito é que o Onix e a turma do DEM se ralou. Pelé, o povo está aprendendo a votar.

produto da mente disse...

Prezado Companheiro!

65 vc tem a força de expresão que muitos de nós catarinenses não temos, talvez por medo? Diriam uns, mas lhe asseguro com tamanho convencimento que é total desleixo por parte de nosso estado , salvo raras exeções, portanto posso lhe dizer? como 2+2 é = a 4 que teremos muito a aprender com vc e seus companheiros de blogsfera...

BOA LUTA!

ROQUE