sexta-feira, junho 12, 2009

Pandemia ideológica


Gripe ideológica, lógica capitalista.

Hoje os jornais estampam a decisão da Organização Mundial da Saúde de classificar o atual surto da gripe Suína como Pandemia. É o primeiro caso de pandemia no mundo em 41 anos, não é pouca coisa. Isto me lembrou da gripe Espanhola que matou entre 20 e 40 milhões de pessoas, mas que também matou a verdade por motivos ideológicos.
Em 1918 um surto gripal frequentemente citada como Gripe Espanhola foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Foi causada por uma virulência incomum e cepa mortal do vírus Influenza A do subtipo H1N1. A origem geográfica da pandemia da gripe Espanhola é desconhecida. A designação "gripe espanhola" deu origem a algum debate na literatura médica da época, que talvez se deva ao fato de a imprensa na Espanha, não participando na guerra, ter noticiado livremente que civis em muitos lugares estavam adoecendo e morrendo em números alarmantes. Porém existem fontes que apontam a morte de um espanhol nos EUA no início do surto desta doença como origem do nome.
A doença foi observada pela primeira vez em Fort Riley, Kansas, Estados Unidos da América em 4 de Março de 1918 e em Queens, Nova Iorque em 11 de Março do mesmo ano. Portanto qual a razão de não ser chamada gripe Americana ou gripe Yanke?
Bem, os EUA não poderiam ser responsabilizados pelo problema de saúde que matava mundo afora. Pegaria mal para a nova potência que se desenvolvia. A solução foi colocar um nome europeu, um país menor e sem grandes relações com os EUA na época. Ficou gripe Espanhola mesmo.
Hoje lendo o Estadão me deparei com um "box"(pequeno texto em detalhe numa matéria jornalística) o seguinte: "Não haverá barreira comercial nem restrição de viagens". Foi o que decidiu a OMS. Claro que ninguém da grande mídia questionou a razão disto, na verdade é muito simples. Barreiras comerciais e redução de viagens abalariam ainda mais a combalida economia americana, é tudo o que Obama não precisa neste momento. Imaginem se o surto saísse de outro país qualquer, era barreira de todos os tipos. Alguém duvida?
Assim, que morram alguns pobres americanos e vários terceiromundistas, mas que flua o dindim. Mais uma lição sobre como funciona o velho sistema capitalista.


, , , ,



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: