quinta-feira, junho 18, 2009

O fim da inocência


Piada de brigadiano!

Esta me contou um capitão da Brigada Militar. Um cara carismático e contador de histórias, o tipo de cara que não se imagina brigadeano, ainda mais eu que cresci na ditadura e eu e todos tínhamos medo da polícia militar gaúcha por seus métodos de persuasão e papel lamentável restado aos governos autoritários. Muito apanhei no centro de Porto Alegre pela meia entrada nos cinemas...
Mas voltando ao capitão. Depois de 15 anos servindo nos Bombeiros, que é uma elite da Brigada por sua camaradagem entre colegas e o reduzido número de colegas, pediu transferência para o policiamento ostensivo buscando melhor remuneração om horas extras e gratificações mais generosas ali do que no local anterior.
Acostumado com o ambiente dos Bombeiros, ao se apresentar na sua nova unidade, o oficial encarregado passou rápidas instruções e passou a apresentar colegas, rotinas administrativas e as instalações. Ao chegar no vestiário o oficial passou para o capitão um armário para a troca de roupas e fez o alerta:
- Traz um cadeado.
Sem entender o motivo óbvio, o capitão perguntou:
- Cadeado? Para quê?
- Ora, para colocar no seu armário! Disse o oficial.
- Cadeado no armário! Existe roubo aqui?! Mas não tem só policial trabalhando no quartel?
O oficial nem respondeu. O capitão teve uma lição de realidade de tropa, nem o vestiário onde só os policiais trocam de roupa está livre da ladrões. Nem no quartel da Brigada!
Não vou nem evoluir, mas que a história é verdadeira eu garanto.




, ,



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: