quarta-feira, abril 01, 2009

G20 e a piada do dia


Na cúpula do G-20 que ocorre na Inglaterra, que parece ter substituído de vez o G-8 falido nesta crise, o premier britânico Gordon Brown e Barak Obama reagiram a fala de Lula sobre a crise ter sido criada por brancos de olhos azuis. Lula disse o que todos sabem, os países ricos do planeta geraram a crise e será o lado miserável dele que a pagará com sangue e suor.
Mas a piada do dia veio justamente da resposta dos dois grandes. Nervosos pela responsabilidade imputada por Lula, devolveram dizendo que era hora de "se buscar soluções e não culpados". Claro, quando o FMI vinha aqui ditar as regras tudo era nominal. Quando criticam Chávez, Evo e etc, os identificam como responsáveis pela instabilidade da América Latina (onde?), mas na hora de admitir seus próprios erros causados pela ganância nada?
A crise foi gerada lá e lá deve ser equacionada. Lula tem razão e errados estão eles tentando dividir com o mundo as responsabilidades. É hora sim de apontar os culpados, eles não estão acostumados a terem os dedos apontados para si. Eram eles que apontavam os seus num passado recente.


, , ,

Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Fabian disse...

Oi Agente,

eu também gostei da atitude do Lula. Um chefe de estado deve dizer o que deve ser dito e não ficar puxando o saco para ser convidado para o chá com a rainha.