segunda-feira, abril 13, 2009

Barragens e o mar de lama


Bem de todos ou propriedade de coronéis?



O novo escândalo do governo Yeda envolve agora o Secretário Extraordinário de Irrigação, Rogério Porto. Ele foi hoje pela manhã ter uma conversa com o delegado Ildo Gasparetto na Polícia Federal, saberá da boca do delegado que ele é suspeito de ter fornecido informações privilegiadas a empresários que participaram da licitação das obras das obras das barragens de Taquarembó e Jaguari.
Porto tem envolvimento com estas obras desde o início. Ele é "Sócio Especial" co-fundador da Associação dos Ususários da Água da Bacia do Santa Maria. Trata-se de entidade que congrega além de Porto outros 20 estancieiros (latifundiários) esclarecidos de Dom Pedrito e imediações que precisam de água para produzirem arroz na região. Unidos começaram a viabilizar estudos de barragens que resultaram nos projetos de Jaguari e Taquarembó. A localização das barragens previlegia escancaradamente aos produtores e em especial aos 20 da Associação, em detrimento do abastecimento público.
Dom Pedrito, assim como os demais municípios da fronteiro têm sérios problemas no abastecimento em especial no verão. As barragens ficam tão longe dos aglomerados urbanos que o emissário que trará água bruta para Dom Pedrito sairá mais caro que a própria barragem em si. Um escândalo.
Serão milhões de dinheiro público para beneficiar os amigos de Rogério Porto. A Polícia Federal vai apurar apenas as irregularidades na relação com empreiteiras, mas devia também analisar a validade dos estudos produzidos por consultorias inescrupulosas e o uso de recursos públicos para fins quase exclusivamente privados.




, , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: