quarta-feira, fevereiro 27, 2008

O Medo de Porto Alegre


Basta desta direita facista!!!

Confesso que tenho medo da eleição em Porto Alegre, nada do que vejo no horizonte da capital me diz com alguma dose de certeza que o PT ou uma alternativa à esquerda sairão do pleito municipal com a vitória assegurada. Aqui não se trata de elogiar os feitos de Fumaça, longe disto, mas baixar a crista de certos militantes eufóricos.
O fato da administração ser a personificação de uma múmia paralítica e seus serviços terem decaído significativamente nestes três anos e quase dois meses não significa que a oposição ganhará, não há matemática aqui. A constatação da incompetência de Fumaça e a contraposição com os avanços da administração passada não são suficientes para imaginarmos a vitória, não se ganha eleição sem base social consolidada. Perdemos setores significativos da classe média, Lula perdeu no estado ao contrário das suas eleições anteriores.
A mídia e nossos detratores avançaram significativamente, conseguiram emplacar a tia Yeda e dispõem de cômoda maioria tanto da Câmara como na Assembléia. Estão nas administrações e com a máquina para trabalhar contra nós e à favor de quem quer que seja, contanto que não sejamos nós. Existe um eixo do mal que conspira cotidianamente contra os interesses da grande maioria. Destruíram a base fundamental do OP, afastaram os mais "vermelhos" de qualquer processo decisório e deram lugar à demagogia e à barganha venal.
Parece claro que Fumaça consegue reunir ao seu redor toda a catrefada, agora com um partido forte de representatividade e militância, vai ser um candidato apto a iludir novamente os incautos. Vai mentir, distorcer e dividir seus sonhos grandiosos de transformar a capital gaúcha em uma cidade "moderna", sem dizer que para isto precisa abandonar a periferia. Fumaça contratou empréstimos para realizar obras absolutamente desnecessárias, túneis e elevadas do nada ao lugar algum. Vai vender uma idéia falsa e há quem compre.
Neste cenário, Maria do Rosário e Miguel Rossetto disputam uma prévia no PT para saber quem será o candidato da sigla, a bonitinha Manuela se alvoroça e já se cacifa para ser ministra da juventudade, Vieira da Cunha cumprirá o papel de atrapalhar as esquerdas e levar o PDT para o colo da direita (saudades do pai dele) e o Cachorro Louco Lorenssone quer ser prefeito lendo livros de gestão...
Não sei, acho que não ganhamos. Os bairros mais afastados e as periferias podem achar que uma nova aposta pode ser mais vantajoso do que o que já conhecem, os movimentos comunitários tradicionais são movidos a interesses muito atomizados e facilmente atendidos com proselitismos, cargos e dinheiro. Idealismo mesmo nem na juventude se vislumbra, muitos já nascem reacionários e não sonham como antes em revolucionar o planeta, pois o mundo é dos espertos. A minha geração falhou com esta juventude, caiu o muro e nos roubaram a esperança. Vou morrer um velho comunista cada vez mais amargo e ranzinza, mas nunca negando o combate.
Como diria um camarada, se a conjuntura nos é desfavorável, vamos mudar a conjuntura. Entendo que a vitória em Porto Alegre só virá com o envolvimento de todos na campanha, fazer brotar de cada esquina um grito de alerta e cada um se juntar com outros dois e não permitir que nos digam no que sonhar. Vamos contaminar o ar com a dúvida e destruir as certezas, vamos criar o novo e envolver a todos, vamos mostrar novamente que não existe uma só resposta, um só caminho. Vamos arrancar esta vitória deles!

6 comentários:

Rodney Torres disse...

Estou escrevendo para te convidar a participar hoje às 20h, no plenário Ana Terra da CMPA de uma reunião para talvéz montarmos a Associação Gaúcha de Mídia Alternativa.
A idéia é reunir blog's, jornais de bairro, sites, e rádios comunitárias.
Se puderes comparecer, vai ser muito importante tua presença.
Um Abraço
Rodney Torres Junior
(51)99432470
http://buracosdabaltazar.zip.net

miguel grazziotin disse...

Sou socialista guevarista ou seja, nao acredito nada em verdadeira reoluçao social via eleições "livres". Nao acho que a populaçao como um todo tenha a minima consciencia politica, e é esta a nossa missão. Os movimentos populares, concordo contigo, são em sua maioria integrados por pesoas que buscam cargos, dinheiro e projeçao social, sem nada de teoria politica.
Por outro lado, se a populaçao de POA achar que o Fumaça deve continuar..então, como di o personagem em Olga;
Será que les querem memso ser salvos?
Um abraço militante.

heliopaz disse...

Agente,

Eu e minha Lu somos os únicos esquerdistas da família. Fora um tio e uma tia emprestados cujo filho é presidente do SEBRAE (porém, temos pouco contato com eles), posso te dizer que, entre pelo menos quatro dezenas de tios, primos de quatro graus diferentes, irmãos, irmãs, cunhados e sobrinhos, só nós somos de esquerda.

Cara, eu sigo minha pesquisa com blogs (inclusive vou precisar MUITO da ajuda de todos os blogueiros gaúchos que fazem parte do SIVUCA do Azenha), mas não tenho a menor esperança para os próximos 10 anos.

Lula não vai eleger seu sucessor, que irá ficar oito anos no poder. O Olívio tá muito velho e não sei nem se tem saco ou energia - ele foi muito guerreiro em 2006 por falta de novos quadros carismáticos e confiáveis no PT gaúcho, isso, sim.

Perdi a confiança no Tarso, acho a Rosário incompetente e o Rossetto vai ser sempre visto com preconceito e discriminação pela classe mérdia guasca e gaudéria.

A mídia corporativa realmente tem um papel importante naquilo que deixa de mostrar ou no que mostra demais em relação àquilo que deseja atacar ou defender. Porém, a mídia NÃO MANDA NAS PESSOAS!!! Mesmo sem contato com informação alternativa em quantidade e qualidade e preferindo receber tudo mastigadinho sem precisar pensar, as pessoas têm livre arbítrio para viverem uma vida autônoma, ler livros, conversar com funcionários públicos de baixo escalão (porque a maioria dos de alto escalão são reaças).

Então, estamos à mercê da ignorância e do egoísmo pelo menos durante mais de uma década. Nesse meio tempo, espero que a emergência da comunicação alternativa descentralizada e em rede (que não pode ser ignorada e já pauta a mídia corporativa que, em certos casos, não tem como não noticiar as coisas como elas são).

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Acho que esta eleição será a mais bizarra.
PT isolado, abandonado por partidos que "mamaram" muito tempo com os cargos em municípios e estado.
Onyx, essa vai ser até um pouco divertida. Estou quase apostando nele, depois da Yeda não duvido de mais nada.
Manuela Super Beleza, mais PPS, mais PDT, mais tudo que a bela conseguir angariar para fazer seu pezinho político.
E para fechar o PSOL coligado com o PV.
Vai ser de arrepiar! É aquela coisa..."Tá ruim? Pode piorar". Tá aí a tia Yeda para provar isso!!!

Sil

Anônimo disse...

Acho que esta eleição será a mais bizarra.
PT isolado, abandonado por partidos que "mamaram" muito tempo com os cargos em municípios e estado.
Onyx, essa vai ser até um pouco divertida. Estou quase apostando nele, depois da Yeda não duvido de mais nada.
Manuela Super Beleza, mais PPS, mais PDT, mais tudo que a bela conseguir angariar para fazer seu pezinho político.
E para fechar o PSOL coligado com o PV.
Vai ser de arrepiar! É aquela coisa..."Tá ruim? Pode piorar". Tá aí a tia Yeda para provar isso!!!

Sil

Anônimo disse...

Bom retorno!
Apesar das dificuldades aqui expostas, ainda acredito na verdadeira militância e não tem outro jeito, temos que sair para a rua, mostrar aquilo que mídia não mostra e comparar nossos governos com o do senhor Fumaça.
Abraços!

Ari