Já falei sobre isto aqui há algum tempo atrás, e agora volto ao tema provocado pela pesquisa Ibobe realizada no Estado e contratada por Zero Hora. Nela, sem muito destaque se verifica que 1/3 da população gaúcha entende que o governo de Yeda Horrorato é péssimo. Com apenas 602 pesquisados e astronômicos 4% de erro, a pesquisa e as manchetes mostram que existe algo de podre dentro desta cumbuca.
O custo de uma pesquisa com 2.000 e margem de erro de razoáveis 2% sai por no máximo 30% a mais do que a realizada e não imagino que o Grupo RBS esteja fazendo economia com coisa tão séria a seus interesses. Na verdade se descurtina uma estrondosa manipulação matemática com o objetivo triplo de rebaixar Lula, ajudar Yeda e dar sobrevida à Fumaça.
Lula, segundo IBOPE/ZH estaria no RS com apenas a metade da aprovação que consegue no Brasil inteiro, que estranho. Yeda ainda teria aprovação de 17%, quem seriam estes cegos e surdos? E Fumaça estaria como Lula, com 37% de aprovação. Ora isto calaria a oposição à Fumaça, pois uma crítica aqui ecoaria em Lula... Como se a questão nacional se encerrasse aqui na província. É histórico no RS que na reeleição os candidatos da situação fazem os votos no mesmo percentual que atingem de bom e ótimo. Assim, a pesquisa diz na realidade que Fumaça perde a eleição deste ano, para nossa alegria.
Nos cenários apontados em segundo turno para a capital, Fumaça perde para qualquer candidato sério. Os não sérios seriam Vieira da Cunha, Onix, Mônica Leal, Fortunati, Marchezan Filho, pois não acredito que venceriam o pleito de forma alguma. Fumaça ganharia ainda de Luciana Genro, mas por pouco, a filha do ministro o destruiria nos debates. Tanto Manuela como Maria do Rosário estariam ganhando de Fumaça, sendo que estas duas certamente concorrem e têm chances de ganhar.
Fumaça está frito, seus aliados agora começam a abandonar o barco e isto o está afundando ainda mais. Com todo o apoio do Grupo RBS, Fumaça não consegue mais do que os índices apresentados e que para parecerem mais adequados diminuem a amostra e aumentam indecentemente o erro da pesquisa para maquiar e fazer de conta que as coisas estão bem.
A direita está à procura de candidatura anti-PT em Porto Alegre e Manuela com Nelson Proença de vice pode ser uma boa investida. A RBS e o Grupo Gerdau não vão assistir Fumaça naufragar sem uma alternativa real de vitória e por enquanto apenas Manuela pode barrar Maria do Rosário de ser a próxima prefeita da capital. Vai ser engraçado ver o PC do B encabeçando uma candidatura anti-PT em Porto Alegre, eu não acredito.
O custo de uma pesquisa com 2.000 e margem de erro de razoáveis 2% sai por no máximo 30% a mais do que a realizada e não imagino que o Grupo RBS esteja fazendo economia com coisa tão séria a seus interesses. Na verdade se descurtina uma estrondosa manipulação matemática com o objetivo triplo de rebaixar Lula, ajudar Yeda e dar sobrevida à Fumaça.
Lula, segundo IBOPE/ZH estaria no RS com apenas a metade da aprovação que consegue no Brasil inteiro, que estranho. Yeda ainda teria aprovação de 17%, quem seriam estes cegos e surdos? E Fumaça estaria como Lula, com 37% de aprovação. Ora isto calaria a oposição à Fumaça, pois uma crítica aqui ecoaria em Lula... Como se a questão nacional se encerrasse aqui na província. É histórico no RS que na reeleição os candidatos da situação fazem os votos no mesmo percentual que atingem de bom e ótimo. Assim, a pesquisa diz na realidade que Fumaça perde a eleição deste ano, para nossa alegria.
Nos cenários apontados em segundo turno para a capital, Fumaça perde para qualquer candidato sério. Os não sérios seriam Vieira da Cunha, Onix, Mônica Leal, Fortunati, Marchezan Filho, pois não acredito que venceriam o pleito de forma alguma. Fumaça ganharia ainda de Luciana Genro, mas por pouco, a filha do ministro o destruiria nos debates. Tanto Manuela como Maria do Rosário estariam ganhando de Fumaça, sendo que estas duas certamente concorrem e têm chances de ganhar.
Fumaça está frito, seus aliados agora começam a abandonar o barco e isto o está afundando ainda mais. Com todo o apoio do Grupo RBS, Fumaça não consegue mais do que os índices apresentados e que para parecerem mais adequados diminuem a amostra e aumentam indecentemente o erro da pesquisa para maquiar e fazer de conta que as coisas estão bem.
A direita está à procura de candidatura anti-PT em Porto Alegre e Manuela com Nelson Proença de vice pode ser uma boa investida. A RBS e o Grupo Gerdau não vão assistir Fumaça naufragar sem uma alternativa real de vitória e por enquanto apenas Manuela pode barrar Maria do Rosário de ser a próxima prefeita da capital. Vai ser engraçado ver o PC do B encabeçando uma candidatura anti-PT em Porto Alegre, eu não acredito.





