Mostrando postagens com marcador Manuela. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Manuela. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, abril 07, 2008

Fórmula da reeleição

Pesquisas e voto na urna, o IBOPE não é de confiança


Já falei sobre isto aqui há algum tempo atrás, e agora volto ao tema provocado pela pesquisa Ibobe realizada no Estado e contratada por Zero Hora. Nela, sem muito destaque se verifica que 1/3 da população gaúcha entende que o governo de Yeda Horrorato é péssimo. Com apenas 602 pesquisados e astronômicos 4% de erro, a pesquisa e as manchetes mostram que existe algo de podre dentro desta cumbuca.
O custo de uma pesquisa com 2.000 e margem de erro de razoáveis 2% sai por no máximo 30% a mais do que a realizada e não imagino que o Grupo RBS esteja fazendo economia com coisa tão séria a seus interesses. Na verdade se descurtina uma estrondosa manipulação matemática com o objetivo triplo de rebaixar Lula, ajudar Yeda e dar sobrevida à Fumaça.
Lula, segundo IBOPE/ZH estaria no RS com apenas a metade da aprovação que consegue no Brasil inteiro, que estranho. Yeda ainda teria aprovação de 17%, quem seriam estes cegos e surdos? E Fumaça estaria como Lula, com 37% de aprovação. Ora isto calaria a oposição à Fumaça, pois uma crítica aqui ecoaria em Lula... Como se a questão nacional se encerrasse aqui na província. É histórico no RS que na reeleição os candidatos da situação fazem os votos no mesmo percentual que atingem de bom e ótimo. Assim, a pesquisa diz na realidade que Fumaça perde a eleição deste ano, para nossa alegria.
Nos cenários apontados em segundo turno para a capital, Fumaça perde para qualquer candidato sério. Os não sérios seriam Vieira da Cunha, Onix, Mônica Leal, Fortunati, Marchezan Filho, pois não acredito que venceriam o pleito de forma alguma. Fumaça ganharia ainda de Luciana Genro, mas por pouco, a filha do ministro o destruiria nos debates. Tanto Manuela como Maria do Rosário estariam ganhando de Fumaça, sendo que estas duas certamente concorrem e têm chances de ganhar.
Fumaça está frito, seus aliados agora começam a abandonar o barco e isto o está afundando ainda mais. Com todo o apoio do Grupo RBS, Fumaça não consegue mais do que os índices apresentados e que para parecerem mais adequados diminuem a amostra e aumentam indecentemente o erro da pesquisa para maquiar e fazer de conta que as coisas estão bem.
A direita está à procura de candidatura anti-PT em Porto Alegre e Manuela com Nelson Proença de vice pode ser uma boa investida. A RBS e o Grupo Gerdau não vão assistir Fumaça naufragar sem uma alternativa real de vitória e por enquanto apenas Manuela pode barrar Maria do Rosário de ser a próxima prefeita da capital. Vai ser engraçado ver o PC do B encabeçando uma candidatura anti-PT em Porto Alegre, eu não acredito.

sexta-feira, setembro 28, 2007

Manu em Cheque


Fumaça ri à toa

Hoje Fumaça seguiu para o PMDB conforme já tinha ocorrido com Cróvis Viajandão Magajanes há alguns meses atrás, seu super mini secretário. Em carta de desfiliação ao seu partido PPS, Fumaça afirma que "a militância do PPS e seus dirigentes são e sempre continuarão sendo objeto de minha sincera admiração." Bota sinceridade e admiração nisto.
Após utilizar-se do PPS para se eleger prefeito da capital e percebendo que o partido não tem a estrutura necessária para reconduzi-lo a prefeitura, Fumaça cospe fora o chiclé mastigado e sem gosto.
O movimento é uma articulação das forças reacionárias do estado para afastar o PMDB da capital do PC do B de Manuela. Com a entrada de Fumaça no partido o jogo muda completamente e o PC do B fica com o pincel na mão e terá de negociar com o PT uma recomposição da Frente Popular com a imagem arranhada pelo namoro com a direita.
Todos estão de olho na sucessão de Yeda. Hoje a Tia Yeda já é o pior governo avaliado pós ditadura, imaginem no ano que vem! A direita está se mobilizando para viabilizar uma candidatura conservadora para a sucessão de Yeda que tenha viabilidade eleitoral. Sabe a direita que a eleição 2010 passa pela eleição 2008 e em ambas Porto Alegre é fundamental.


Technorati Tags: , ,

Powered by ScribeFire.