quinta-feira, janeiro 14, 2010

O filho do Brasil


Um filme que merece ser visto.


Hoje assisti o filme Lula, o filho do Brasil. Fui temendo conhecer a história e o roteiro ser previsível, do superficial ao panfletário. O filme é maravilhoso exatamente por ter me frustrado nas minhas expectativas.
Na linha de outro grande filme, Os dois filhos de Francisco, o filho do Brasil traz a história de gente comum e sua batalha dolorosa pela sobrevivência permeado pelas incertezas e calamidades da vida. Mostra a força de gente humilde que constrói este país há séculos e que nunca se viu na telona. Existem várias obras literárias sobre o tema, mas o cinema aqui é importado e só traz heróis que falam inglês.
Em Os dois filhos de Francisco era o meio oeste brasileiro recém desbravado e o mundo cultural que a mídia ignorou por muito tempo. No filme de Lula é a saga de tantos nordestinos que fugiram da seca e da fome para tentar a vida como peão em São Paulo. Nada mais brasileiro, nada mais verdadeiro.
Assitir o filme e lembrar o nosso passado e como nós fomos construindo o que somos hoje, a identidade de um país. A gente vê e morre de orgulho de ser brasileiro, sem ser piegas ou nacionalista. A questão é que a gente nem percebe o tempo passar, e são quase duas horas.
Não sou bom nisto, de análise de filmes. Arrisco aqui dizer que o cinema brasileiro está se encontrando e o público dá resultados quando o trabalho é bem feito. O vanguardismo do querer dizer sem nada dizer e os diálogos metafísicos de divagações irreais sem contato com a realidade cotidiana, mais fundada em viagens lisérgicas já não convencem ninguém. A busca de patrocínios exige uma certa qualidade e coerência de roteiro.
O roteirista do filme de Lula disse que foi o roteiro mais fácil que ele já fez, pela riqueza da vida do personagem. É o roteiro intenso que faz a trama que oscila entre a euforia e a tristeza que garante a cadência e cativa o espectador.
É um grande filme que merece ser visto não apenas por nós intelectualizados, mas por aqueles que nele são retratados. Recomendo e peço que recomendem.




, , ,



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: