
Basta desta direita facista!!!
Confesso que tenho medo da eleição em Porto Alegre, nada do que vejo no horizonte da capital me diz com alguma dose de certeza que o PT ou uma alternativa à esquerda sairão do pleito municipal com a vitória assegurada. Aqui não se trata de elogiar os feitos de Fumaça, longe disto, mas baixar a crista de certos militantes eufóricos.
O fato da administração ser a personificação de uma múmia paralítica e seus serviços terem decaído significativamente nestes três anos e quase dois meses não significa que a oposição ganhará, não há matemática aqui. A constatação da incompetência de Fumaça e a contraposição com os avanços da administração passada não são suficientes para imaginarmos a vitória, não se ganha eleição sem base social consolidada. Perdemos setores significativos da classe média, Lula perdeu no estado ao contrário das suas eleições anteriores.
A mídia e nossos detratores avançaram significativamente, conseguiram emplacar a tia Yeda e dispõem de cômoda maioria tanto da Câmara como na Assembléia. Estão nas administrações e com a máquina para trabalhar contra nós e à favor de quem quer que seja, contanto que não sejamos nós. Existe um eixo do mal que conspira cotidianamente contra os interesses da grande maioria. Destruíram a base fundamental do OP, afastaram os mais "vermelhos" de qualquer processo decisório e deram lugar à demagogia e à barganha venal.
Parece claro que Fumaça consegue reunir ao seu redor toda a catrefada, agora com um partido forte de representatividade e militância, vai ser um candidato apto a iludir novamente os incautos. Vai mentir, distorcer e dividir seus sonhos grandiosos de transformar a capital gaúcha em uma cidade "moderna", sem dizer que para isto precisa abandonar a periferia. Fumaça contratou empréstimos para realizar obras absolutamente desnecessárias, túneis e elevadas do nada ao lugar algum. Vai vender uma idéia falsa e há quem compre.
Neste cenário, Maria do Rosário e Miguel Rossetto disputam uma prévia no PT para saber quem será o candidato da sigla, a bonitinha Manuela se alvoroça e já se cacifa para ser ministra da juventudade, Vieira da Cunha cumprirá o papel de atrapalhar as esquerdas e levar o PDT para o colo da direita (saudades do pai dele) e o Cachorro Louco Lorenssone quer ser prefeito lendo livros de gestão...
Não sei, acho que não ganhamos. Os bairros mais afastados e as periferias podem achar que uma nova aposta pode ser mais vantajoso do que o que já conhecem, os movimentos comunitários tradicionais são movidos a interesses muito atomizados e facilmente atendidos com proselitismos, cargos e dinheiro. Idealismo mesmo nem na juventude se vislumbra, muitos já nascem reacionários e não sonham como antes em revolucionar o planeta, pois o mundo é dos espertos. A minha geração falhou com esta juventude, caiu o muro e nos roubaram a esperança. Vou morrer um velho comunista cada vez mais amargo e ranzinza, mas nunca negando o combate.
Como diria um camarada, se a conjuntura nos é desfavorável, vamos mudar a conjuntura. Entendo que a vitória em Porto Alegre só virá com o envolvimento de todos na campanha, fazer brotar de cada esquina um grito de alerta e cada um se juntar com outros dois e não permitir que nos digam no que sonhar. Vamos contaminar o ar com a dúvida e destruir as certezas, vamos criar o novo e envolver a todos, vamos mostrar novamente que não existe uma só resposta, um só caminho. Vamos arrancar esta vitória deles!