quinta-feira, agosto 26, 2010

E agora?


Lula sai da presidência e entra para a história.


Folha.com - Poder - Dilma abre 20 pontos e já ultrapassa Serra em SP e no RS, diz Datafolha - 26/08/2010
A candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, manteve sua tendência de alta e foi a 49% das intenções de voto. Abriu 20 pontos de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB, que está com 29%, segundo pesquisa Datafolha. Os contratantes do levantamento são a Folha e a Rede Globo.

Realizada nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, o levantamento também indica que Dilma lidera agora em segmentos antes redutos de Serra. A petista passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná e entre os eleitores com maior faixa de renda.

E agora? Analistas faziam conjecturas mirabolantes para Serra, sem admitir o consistente crescimento de Dilma. Aqui no estado a coisa era nojenta. Rosane Oliveira, a abelha rainha do jornalismo gaúcho, insistia que as pesquisas anteriores não haviam captado na totalidade o efeito da propaganda na TV. Ela e outros apostavam todas as fichas nisto. Falavam de um comitê supra partidário de Serra no estado que nunca existiu, inventavam mobilizações nunca ocorridas e nas visitas de Serra fotografavam como se ele estivesse acompanhado de multidões.
O povo não é bobo. Agora que saiu a Datafolha pesquisada dentro do período de propaganda eleitoral gratuíta na TV, Dilma bota 20 pontos à frente de Serra. É goleada! No Rio Grande do Sul, a petista saiu de 35% e foi a 43%. Já Serra caiu de 43% para 39%.
O crescimento de Dilma no RS favorece enormemente ao Tarso, isto ninguém fala! Consolidando o quadro  de Dilma se eleger no primeiro turno, cada vez mais concreto, muitos irão optar por escolher o governador igualmente no primeiro turno. Voltar a votar num segundo turno apenas para governador pode desencorajar muita gente a optar por candidatos sem chance eleitoral real. Já pensaram nisto? E a imprensa porque não especula sobre esta possibilidade?
Ainda tem muito tempo, mais de um mês. Mas desta vez o tempo está a nosso favor, quanto mais o tempo passa, mais Tarso irá crescer à reboque de Dilma e podemos finalmente sonhar com um governo estadual em consonância com o nacional e ambos de esquerda!
Por outro lado, acredito que a campanha irá certamente entrar no período da baixaria completa. Serra não ficará quieto e vai atacar barbaramente Dilma e o PT. Não tendo possibilidade de vencer eleitoralmente, vai fortalecer os aliados que concorrem nos estados e seus proporcionais para garantir a resistência de oposição  ao futuro governo Dilma.
Já perceberam a falta de propostas dos candidatos ao senado? Ana Amélia vende seu currículo, como se disputasse a um emprego, martela que será uma política séria (?). Qual a posição que ela terá num futuro governo Dilma? Vai apoiar ou vai se opor? Porque não se posiciona? Rigotto é todo love, só fala em sentimento e de suas viagens pelo estado  e pelo Brasil. Diz que fez palestras, e daí? Continua o mesmo ridículo de sempre.
Não basta elegermos Dilma, mas eleger deputados e senadores comprometidos com ela, isto é o que garante o fim do fisiologismo, da barganha e das eternas oligarquias.
Chega de pregação, vamos trabalhar!


Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Imóveis à venda disse...

Conheça o melhor site de Imóveis do Litoral.Acesse www.IMOVEISAVENDA.net e saiba mais!