segunda-feira, outubro 15, 2007

Oposição perdida


Quem virá depois?

Hoje a CNT/Sensus divulgou na Folha pesquisa sobre as preferências para as eleições de 2010 para sucessão de Lula. Nela Serra (PSDB) aparece com 12,8%, Alckimin (PSDB) 11,6%, Aécio Neves (PSDB) 9,8% e logo após Ciro Gomes (PSB) com 9,4%, Marta Suplicy (PT) apresenta apenas 2,2%. Quem olha esta pesquisa logo imagina o rolo que o eleitor brasileiro terá para encontrar um candidato identificado com o governo Lula, a oposição parece presa a um discurso oposicionista ferrenho e não percebe que isto pode levar a nova derrota.
Alckmin conseguiu a proeza de em plena avalanche contra o PT nas eleições de 2006 fazer a façanha de ter menos votos no segundo turno que no primeiro, Serra está com seu DNA contaminado com o escândalo dos sanguessugas e não tem como superar seu atoleiro em São Paulo com um governicho que não o habilita nem a síndico de condomínio classe média. Aécio tem mais inimigo interno (os dois anteriores) do que imagina, isto faz com que flerte com Lula ocasionalmente e permitiu uma esmagadora vitória do presidente em Minas Gerais. Aécio percebeu que se torpedeasse Lula seria torpedeado a si próprio.
Lula tem negado sistematicamente alterar a constituição para lhe garantir um terceiro mandato, diz que o PT e ele tem de contribuir para o fortalecime to da democracia e não ficar alterando a legislação conforme a conveniência. Neste final de semana veio mais uma novidade, o presidente admite sim disputar novamente a presidência, mas em 2014. Rapidamente a oposição através de seus arautos, Arthur Virgílio (PSDB), Onix Lorenzoni (DEMO) e Demóstenes Torres (DEMO). Numa cegueira inimaginável, todos criticaram Lula mesmo sem perceber que isto significa um potencial de vitória para eles em 2010! São tão obtusos que não conseguem elogiar a atitude do presidente que os beneficia diretamente.
Lula sairá do governo e entrará para a história ao lado de Getúlio e Jucelino, isto é que deixa a oposição enlouquecida. Por outro lado, o PT e o presidente tem a tarefa hércula de construir uma candidatura do governo para daqui a três anos.
As pesquisas estão muito antecipadas, mas já mostram que a oposição tem candidato e que se bobear ainda podem arranhar uma vitória, cabe ao governo viabilizar sua sucessão.


Technorati Tags: , , ,

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: