domingo, abril 26, 2009

Tarso se inscreve


Chapa galática: Dilma e Tarso!

O domingo traz como notícia a inscrição de Tarso Genro como pré-candidato ao governo do estado no Partido dos Trabalhadores. Ocorrido hoje às 11:30h na sede estadual do partido na Ramiro Barcelos.
Como já se sabe, Olívio não concorrerá e Ary Vanazzy também se lançou. O primeiro quer coordenar a campanha Dilma no estado e ser, em casa de vitória, o próximo ministro chefe da casa civil (?), já Vanazzi pretende estar ali como o diferencial e ganhar preço numa negociação logo ali adiante.
Tarso se consolida e junto com Dilma, ambos ministros de primeira hora de Lula,  deverá fazer campanha como genuíno opositor de Yeda e ainda como verdadeiro  representante do governo federal no estado.
Com uma chapa Tarso/Dilma, a ruína do governo Yeda e a esperança de que as investigações contra Padilha levem Fogaça de roldão, o PT até pode pensar em retornar ao palácio Piratini. A DS finalmente se posiciona ao lado de Tarso, reconciliando-se após tantos anos de debates com argumentações pouco politizadas perfazendo uma nova maioria interna no partido.
Tarso como candidato e ministro deve ajustar sua agenda e percorrer os municípios, fazer a política do grão em grão, privilegiando as instâncias do partido. Superar estes pontos fracos de sua personalidade política e incorporar Olívio em suas agenda, esta pra mim é a fórmula da vitória.


, , , , , ,

Powered by ScribeFire.

quinta-feira, abril 23, 2009

Sumido, procurando Walna


Peixão chamado Walna, longe da filial e bem perto da Matriz

Gente, ando meio sumido mesmo. Estou procurando Walna, chafurdando na merda só pra ver se o fedor aumenta. São poucos os que se prestam a fazer este serviço público, não?
Tia Yeda deve estar meio insone. Só problemas e investigações, vazamentos e declarações. Hoje Feijó disse que assinaria um pedido de CPI contra o seu próprio governo se fosse deputado.... coisa linda!
Tem gente dizendo três vezes, tal como Pedro negou Jesus, que quem matou foi o casal, será? De tédio não haverá de ter sido, isto garantimos. É tão banal como filme de suspence classe "C", é sempre o mordomo.
Cesta de gomos, campeão, número um, progenitora maior daqui do estado, homem forte dela, outro homem forte dela, a prima, nossa amiga, Branca de Neve, maioral, Iba, PCH, Rubi, Chico, Botico, Agnus Dei, 65, emissário,  e assim vai. Eu juro que tem gente que entende, eu tento com força.
Enquanto isto na mídia, Tite, crack, chester do BBB, filho do Lago e a casa de Pablo. Coisa linda!



, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Powered by ScribeFire.

quarta-feira, abril 15, 2009

Visita Macabra

Quem duvida que confira, no Diário Oficial do Estado do dia 17 de fevereiro nos atos da governadora consta uma viajem de Walna Vilarins Menezes à Brasília, ela é a secretária da governadora, no dia do suicídio de Marcelo Cavalcante. Coincidência macabra, no mínimo.

terça-feira, abril 14, 2009

Serra baixa a ripa


Governador e babaca

Ontem o governador de São Paulo José Serra (PSDB) foi à FIESP e falou sobre seu plano anticrise com medidas de incentivo. Assisti na televisão uma matéria sobre sito no canal Band News. A matéria deixou claro que alem da Folha, também a Bandeirantes aderiu a Serra.
Com os olhos esbugalhados Serra na saída do evento cobrou o governo Lula por mais ousadia dizendo que São Paulo está tomando medidas e que está na hora dos juros baixarem. Disse que faz seis meses que existem condições para que isto aconteça. O destaque foi grande e nenhuma informação mais foi dada.
Bem, primeiro que Serra anunciou medidas três meses após o governo Lula ter tomado providências sobre a crise. Até aqui, Serra assistiu tudo placidamente. Certamente torcendo para que a coisa fosse pior. Segundo, o Brasil só está bem na atual situação internacional por seu conservadorismo na taxa de juros e no superávit primário, caso contrário perderíamos as condições objetivas de regular os impactos da crise despejando no mercado os recursos economizados e baixando os juros de forma equilibrada. O Brasil ainda possui duas políticas potentes para dosar ações anticrise, ao contrário de muitos países desenvolvidos do planeta cujos juros já estavam em 2% antes da crise e que nada têm de reservas.
Outro detalhe importante que faltou na matéria, os juros no tempo de FHC (PSDB) eram os campeões mundiais na categoria e batiam de goleada os hoje praticados. Ou seja, Serra fala o que seus governos não fizeram. Que feio!



, , ,

Powered by ScribeFire.

segunda-feira, abril 13, 2009

Dá neles!!


Real se valoriza, para desespero da direita.

Real lidera valorização entre moedas no ano | Gazeta Mercantil
Após o tombo nos últimos meses do ano passado por conta do agravamento da crise financeira, o real discretamente vem recuperando terreno frente ao dólar. A moeda brasileira está entre as que mais se valorizaram neste ano, com ganho de 6,08% em relação à divisa norte-americana.
Alguém aí leu isto na grande imprensa? Duvido. A gente tem de garimpar a notícia, garimpar a verdade das coisas que nos interessam.


, ,

Powered by ScribeFire.

Barragens e o mar de lama


Bem de todos ou propriedade de coronéis?



O novo escândalo do governo Yeda envolve agora o Secretário Extraordinário de Irrigação, Rogério Porto. Ele foi hoje pela manhã ter uma conversa com o delegado Ildo Gasparetto na Polícia Federal, saberá da boca do delegado que ele é suspeito de ter fornecido informações privilegiadas a empresários que participaram da licitação das obras das obras das barragens de Taquarembó e Jaguari.
Porto tem envolvimento com estas obras desde o início. Ele é "Sócio Especial" co-fundador da Associação dos Ususários da Água da Bacia do Santa Maria. Trata-se de entidade que congrega além de Porto outros 20 estancieiros (latifundiários) esclarecidos de Dom Pedrito e imediações que precisam de água para produzirem arroz na região. Unidos começaram a viabilizar estudos de barragens que resultaram nos projetos de Jaguari e Taquarembó. A localização das barragens previlegia escancaradamente aos produtores e em especial aos 20 da Associação, em detrimento do abastecimento público.
Dom Pedrito, assim como os demais municípios da fronteiro têm sérios problemas no abastecimento em especial no verão. As barragens ficam tão longe dos aglomerados urbanos que o emissário que trará água bruta para Dom Pedrito sairá mais caro que a própria barragem em si. Um escândalo.
Serão milhões de dinheiro público para beneficiar os amigos de Rogério Porto. A Polícia Federal vai apurar apenas as irregularidades na relação com empreiteiras, mas devia também analisar a validade dos estudos produzidos por consultorias inescrupulosas e o uso de recursos públicos para fins quase exclusivamente privados.




, , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Demorou 20 anos!!!


No governo petista era olimpicamente esquecido pela mídia

CORREIO DO POVO
Orçamento Participativo
Porto Alegre começa hoje a definir obras prioritárias

As assembleias temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2009 começam hoje e se estendem até o dia 23. Nesse período, os porto-alegrenses poderão indicar quais áreas e serviços devem receber recursos públicos no próximo ano. Nas assembleias temáticas, por exemplo, a população indicará quatro investimentos para beneficiar grande parte da cidade. O primeiro tema abordado será educação, esporte e lazer, hoje, às 19h, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Também hoje serão escolhidos os delegados que irão trabalhar no processo ao longo do ano.
As plenárias regionais, quando serão apontadas as necessidades específicas de cada bairro ou zona da cidade, terão início no próximo dia 27 e irão até 23 de maio.
Implementado na Capital em 1989, o OP completa 20 anos em 2009. Nas duas últimas décadas, o processo passou por modificações. Entre as alterações em análise, está a participação por meio da Internet. 'Queremos aperfeiçoar o processo', disse a secretária municipal de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão.

Passaram-se 20 anos para que o Orçamento Participativo fosse capa de jornal na capital gaúcha. Talvez até pudesse ter havido uma notícia negativa sobre o processo de participação popular, mas nunca assim anunciando o fato com glamour. Precisou o OP ser assumido por um governo conservador e deixar de ser exclusividade do PT para ganhar as manchetes. Coisa linda!
 


, , , , ,

Powered by ScribeFire.

sábado, abril 11, 2009

Piratini vai atacar funcionalismo

Tia Yeda não é louca nada!


Zero Hora com certa habilidade começa a gestar uma nova pauta para a governadora. A exemplo da questão dos presídios que passaram a ser merecedores de atenção apenas porque Yeda tem uma idéia de privatizá-los. Agora é o tal empréstimo secreto e aprovado as pressas na Assembléia com o BID.
ZH sorrateiramente diz que Yeda quer antecipar parcela do empréstimo para ajudar a combater a crise...sei. Quem poderia resistir a este argumento? O apelo é total, afinal o mundo sucumbe à crise e até oLula tem medidas anti crise. A oposição cobra de Yeda medidas concretas neste sentido também. E como é páscoa, que tal um ovo com um monstro dentro?
Pois é nesta linha a maledicência que está sendo gestada no Piratino e na RBS. Trata-se da implantação da agenda neoliberal em nova fase. O império americano tentou de todas as formas implantar via governos federais sem sucesso, só o México e a Colombia caíram na conversa. Estes dois países são dos mais atingidos pela crise por sua vinculação direta com a economia americana. Agora os bancos internacionais abriram fogo em direção das cidades e governos regionais.
Emprestam recursos vultuosos desde que apliquem a políctica que levou o mundo a esta situação de caos econômico. Exigem que o estado se desonere de tudo, terceirize serviços, conceda a iniciativa privada e arrochem o funcionalismo. Esta receita fajuta deixou mais gente no mundo sem assitência médica ou assitência social dos governos aumentando a miséria, o desemprego e a criminalidade. Agora veremos esta proposta aqui no estado.
Minas Gerais e São Paulo já promoveram estas medidas vinculados a empréstimos do BID, agora é a vez dos gaúchos. Nestes dois estados a terceirização campeia, não se promovem concursos há anos, o sucateamento dos serviços é evidente e para completar impuseram planos de carreira baseados numa meritocracia canalha e mentirosa. Lá o movimento social foi criminalizado, perseguido e combatido como se bandidos fossem. O novo plano de carreira foi aprovado sem discussão alguma, pois os governadores tucanos tinham ampla maioria nas assembléias.
Lá não existe mais carreira baseada em tempo de serviço e os níveis foram condensados. Os critérios para promoção são confusos e resultam em estagnação de carreira, mais: todos os critérios, mesmo alcançados estão sujeitos a vontade do administrador. Resultado: não há promoções.
Yeda não terminará seu governo sem implementar sua agenda neoliberal. Entnede que o funcionalismo é seu inimigo e irá combatê-lo, resultará de um estado mínimo e uma brutal terceirização para promover mais escândalos como o od DETRAN, por exemplo. Os meios de comunicação do estado dependentes dos mais de cem milhões de verbas publicitárias ajudam de forma canina esta proposta e chantageiam a opinião pública a aprovar o adiantamento do empréstimo em troca da cabeça do funcionalismo numa bandeja e às custas dos serviços à população.
Yeda não é louca, é safada. Tudo faz parte da sua proposta original. Bater nos professores e demias servidores e proliferação da corrupção para influenciar os votos na Assembléia faz parte da sua estratégia. Esquece a paulista que aqui o buraco é mais embaixo, o CPERS o os demais sindicatos de servidores não vão se entregar sem muita resistência.
Aquele empréstimo foi aprovado sem divulgar seu conteúdo. Deve ter mais barbaridades, vou investigar.

quarta-feira, abril 08, 2009

Apodreça na cadeia!


Ditador, facista, corrupto e filho-da-puta
.

Pulsar - Alberto Fujimori é condenado a 25 anos de prisão
Alberto Fujimori é condenado a 25 anos de prisão


Ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, foi condenado a 25 anos de prisão pela Justiça de seu país. Ele foi culpado por assassinatos e seqüestros durante seus dez anos de governo.

O tribunal reconheceu que Fujimori é “autor imediato de seqüestros e assassinatos agravados, lesões graves e homicídios qualificados”.

Foi aceita a tese de que Fujimori sabia das ações do Grupo Colina, uma quadrilha paramilitar que conduziu pelo menos duas chacinas nos anos 90 contra opositores do governo e que seqüestrou cidadãos por razões políticas.

Fujimori só pôde ser julgado no Peru depois que o governo conseguiu trazê-lo de volta do Japão, país onde ele também tem nacionalidade.

O ex-presidente havia se auto-exilado no país do oriente para fugir das acusações, mas uma extradição em 2007 abriu caminho para sua responsabilização. (pulsar)


Já foi tarde. A notícia me provocou duas reações, a primeira da memória de Fujimori e outra política. Um país como o Peru consegue expatriar do Japão um ex-presidente e fazê-lo sentar no banco dos réus e ser condenado por crimes de sua administração. O Peru! No Brasil nem governador chega perto disto, Maluf tem contas na Suiça e Jersey e no país anda solto pelas ruas alegremente. A Argentina está movendo ações de responsabilidade contra os seus militares, o Uruguai também está neste sentido. Só no Brasil a coisa está parada e impune. Triste.
Mas em 8 de agosto de 1990 Alberto Fujimori baixou um pacote de medidas econômicas que mais tarde se chamaria de Fujichoque. No início da noite o ministro da Fazenda da ocasião veio em cadeia de televisão anunciar as medidas governamentais para conter o processo inflacionário e a desvalorização da moeda nacional. O presidente não apareceu no pograma, era uma senhor de uns cinquenta e picos de paletó cinza azulado, cabelo com gumex, sentado numa mesa com a bandeira ao lado e um fundo neutro.
Eu não entendia muito o que era dito, mas o país parou para escutar. As ruas se esvaziaram e só se ouvia os cães uivando. O burocrata aumentou o salário uma vez, a gasolina dez vezes e a energia outra dezena. Foi o caos. Nem tinha terminado do o remédio amargo, tanques circulavam pela pequena e turística Cuzco. Tanques com militares e civis armados sobre eles. Um horror.
Nos dias seguintes por indefinição de tarifas públicas, nada de serviço público abriu. Correios, telefonia e etc estavam fechados por não saber o que cobrar. O país parou. Restaurantes fecharam, algumas lojas abriram apenas meia porta, logo à tarde começaram os saques. Correrria pra lá e pra cá, muita confusão. Ao final da tarde senti o chão fugir sob meus pés e retornar, segundos depois um barulho ensurdecedor. Era um carro bomba que explodira ha duas quadras de onde eu estava.
Havia pedaços de um carro vermelho por toda a parte e o portão de um quartel semi destruído. Três militares mortos e duas turistas italianas, um horror. Logo começa um novo saque e o centro da cidade estava repleto de recrutas com fuzis na mão sem saber o que fazer. Me alojei numa pequena loja de uma senhora que chorava, dali via a movimentação em um pânico contemplativo. Pessoas se aglomeravam junto à rua que dava para o quartel atacado que já estava interditada pela polícia militar. Houve uma discussão entre populares que saíram no soco na frente de todos, o militar mais próximo simplesmente resolveu a questão dando três tiros para cima com seu fuzil fazendo todos correr apavorados.
Ficamos em Cuzco três dias sem comida e sem poder fazer uma ligação para casa, minha mãe vendo aquilo tudo na TV já estava achando que o filho seria preso naquela revolução (não seria naquela, mãe!). Que coisa! São experiências que a gente passa na mão de ditadores, eu nunca esquecerei.
Que apodreça na cadeia, filho-da-puta! (com ou sem hífen?)


, , , , , ,

Powered by ScribeFire.

Escola de lata, cara de pau


Containers: no detalhe a temperatura da sala.

Um grave problema hoje no estado são as escolas de lata. Salas de aula improvisadas em containers se espalham pelo estado. O problema em relação a esta gambiarra de sala de aula feita de container de carga é o preço que o estado está pagando pela suíte. Consta que chega quase a três mil reais de aluguel mensal por cada container de 36 metros quadrados! Trata-se do metro quadrado mais caro do estado!!!
Existem escolas que estão com ameaça de salas ruirem, ou com prédio inacabados com conteiners ao invés de salas em caráter provisório. Porém, passados mais de ano e com vários containers o custo já supera o valor da complementação da obra ou a reforma da outra!
Alô Ministério Público! Sugiro investigar quem está alugando estes equipamentos de carga para a Secretaria da Educação do Estado, deve ser outro "amigo" beneficiado em mais um escândalo. Não é possível que se pratiquem preços aviltantes por tanto tempo impunemente quando existe tão pouco sendo efetivamente aplicado em educação no estado. Isto não é uma questão menor, é caso de polícia!


, , , , ,

Powered by ScribeFire.

segunda-feira, abril 06, 2009

Tem de procurar

Folha Online - Dinheiro - Agência Standard & Poor's mantém nota do Brasil como "grau de investimento" - 06/04/2009
A pesquisa CNI/Ibope mais recente apontou que 74% da população confia no presidente Lula. Trata-se de uma queda de seis pontos percentuais em comparação ao resultado da pesquisa anterior, mas ainda é um número alto para líderes em segundo mandato.

Para achar a verdade, tem de procurar. No caso da Folha, só saindo da agência Standard & Poor's, faz dez dias que só se lê em letras garrafais a "queda" de Lula. Os gringos entendem da coisa e afirmam que não é bem assim.

Avião da desgovernada


Capricho ao ego da governadora.

Cloaca News: JATINHO DE YEDA PODE CUSTAR MAIS QUE BOEING PRESIDENCIAL
Enquanto os alunos das escolas públicas estaduais gaúchas contentam-se com uma banana passada na hora da merenda e os professores são brindados com a vultosa quantia mensal de R$35 à guisa de subsídio de alimentação, o prodigioso governo da tucana Yeda Crusius trabalha à sorrelfa para realizar o sonho do aviãozinho próprio.
Mas, não pense você que qualquer porcaria - como o Citation do tucano Tasso Jereissati - está de bom tamanho. Não!!! Até mesmo as aeronaves da Embraer já estão fora de cogitação. Isso é coisa de pobre.
Na verdade, o empenho da governadora supostamente corrupta em adquirir o brinquedinho voador é tão enérgico que ela montou até uma comissão especial para tratar do assunto. Na moita, claro. Fazem parte do grupo secreto a Casa Militar, a Casa Civil, a Brigada Militar e as secretarias de Planejamento, Fazenda e Infraestrutura e Logística.
Por isso mesmo, o povo do Rio Grande do Sul não deve ficar surpreso se, a qualquer momento, o Piratini reunir seus sabujos da mídia local para comunicar mais um "fato relevante": a aquisição de um aparelho como o da foto acima, um G650, da americana Gulfstream. Parece ser o favorito da tucana para bater asas por aí. Avaliado em 65 milhões de dólares, esse aeródino pode levar até 18 passageiros. Um luxo!
Para relembrar, o Airbus A319, prefixo FAB 001, da Presidência da República, com 55 lugares, custou pouco mais de 56 milhões.

Fontes não autorizadas me disseram que existe sim uma razão muito forte para a governadora Yeda insistir tanto em comprar um avião para si. A popularidade da governadora está tão baixa que num vôo direto à Brasília no ano passado Yeda ao entrar na aeronave foi vaiada. O motivo das vais teria sido o atraso da governadora que deteve a aeronave no solo por mais alguns minutos e, é claro, seu carisma de professora.
Talvez isto não tenha acontecido, seja só lenda urbana. Mas cá entre nós, isto está bem contadinho, não?


, , ,

Powered by ScribeFire.

Grenais à parte, Yeda afia o machado


Ao que se percebe nos altos da Matriz, Yeda não acusou muito bem o golpe do desembarque de seus aliados de sua candidatura à reeleição. Yeda não aceita ser trocada pelo poeta Fogaça depois de tudo o que fez. A governadora parece ter a compreensão de que a base que a elegeu estava de acordo com todas as medidas que tomou com o único objetivo de zerar as contas públicas, isto parecia música nos ouvidos da nossa elite guasca.
Yeda quer continuar em novo mandato para poder de fato implementar sua agenda. Déficit zero às custas do funcionalismo e dos serviços públicos seria só o começo. Basta olhar para São Paulo e Minas Gerais que amargam anos de gestão tucana. Yeda não foi além por conta dos escândalos que pautaram sua gestão até aqui.
Os mineiros e paulistas viram de perto a destruição das carreiras, o fim das gratificações, a criminalização dos movimentos sociais, a terceirização maximizada, a alteração dos currículos, o domínio férreo da mídia, a multiplicação das verbas publicitárias, privataria e etc. Ou seja, o estado como vilão ao desenvolvimento. A regra aplicada no mundo inteiro a partir da década de 90 e que levou o mundo à falência. Hoje estas idéias estão por terra.
Yeda entende que lhe devem mais quatro anos para terminar o serviço,  e já estava afiando o machado. Esqueceram de avisar os russos. Yeda está com a popularidade em níveis sofríveis e Fogaça navega nos braços do povo com mais de 60% de aprovação na capital. Yeda correu com o marido do palácio e Fogaça teve sua esposa cantora de supermercado corrida do jogo da copa. Bem feito ao primeiro e pobrezinha da segunda. Fogaça hoje estaria eleito governador. Como pode?
O PT tentará outra candidatura bizarra, tipo Maria do Rosário prefeita, garantindo larga vantagem ao poeta. Será? Inova ao buscar indicar o candidato ainda em julho deste ano, antecipando o pleito, mas poderá reverter uma tendência forte da capital?
O fato é que a esquerda e seus eleitores estão esperando Godot, como na peça de Samuel Beckett. Estão todos aguardando a mudança da conjuntura, que nunca virá se não a mudarmos nós mesmos. Os escândalos se sucedem envolvendo os partidos aliados de Yeda e Fogaça e a população estarrecida observa e percebe seus partidos igualmente estarrecidos e contemplativos. Nenhuma iniciativa concreta até aqui, nada.
Uma pena, através de uma CPI poderíamos saber de tudo ou denunciar os que não a assinarem. Enfim, mostrar alguma reação. Nada. Estão todos esperando Godot.


, , ,

Powered by ScribeFire.

quarta-feira, abril 01, 2009

Para não dizer que não falei de golpe.....


A dita "branda"da Folha em ação.

Patria Latina : Brasil
As manchetes do golpe militar de 1964


"Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições", disse o Globo, apoiando o golpe militar.

Emir Sader sugeriu em seu blog aqui na Carta Maior: “que tal republicar as manchetes de cada órgão de imprensa naquele primeiro de abril de 1964?”. Aqui está uma seleção do que foi destaque nos principais jornais do Brasil a partir do 1º de abril de 1964. Se algum desavisado recebesse em mãos qualquer destes periódicos imaginaria a ditadura com carnaval nas ruas e militares ovacionados pelo povo. A pesquisa abaixo foi publicada no blog da BrHistória, da jornalista Cristiane Costa:
“Ressurge a Democracia! Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente das vinculações políticas simpáticas ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é de essencial: a democracia, a lei e a ordem.
Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições.
Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ter a garantia da subversão, a ancora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada ...”
(O Globo - Rio de Janeiro - 4 de Abril de 1964)

“Multidões em júbilo na Praça da Liberdade.
Ovacionados o governador do estado e chefes militares.
O ponto culminante das comemorações que ontem fizeram em Belo Horizonte, pela vitória do movimento pela paz e pela democracia foi, sem dúvida, a concentração popular defronte ao Palácio da Liberdade. Toda área localizada em frente à sede do governo mineiro foi totalmente tomada por enorme multidão, que ali acorreu para festejar o êxito da campanha deflagrada em Minas (...), formando uma das maiores massas humanas já vistas na cidade”
(O Estado de Minas - Belo Horizonte - 2 de abril de 1964)

“Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares que os protegeram de seus inimigos”
“Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais”
(O Globo - Rio de Janeiro - 2 de Abril de 1964)

“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército. Chuvas de papéis picados caíam das janelas dos edifícios enquanto o povo dava vazão, nas ruas, ao seu contentamento”
(O Dia - Rio de Janeiro - 2 de Abril de 1964)

“Escorraçado, amordaçado e acovardado, deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular o Sr João Belchior Marques Goulart, infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas. Um dos maiores gatunos que a história brasileira já registrou., o Sr João Goulart passa outra vez à história, agora também como um dos grandes covardes que ela já conheceu.”
(Tribuna da Imprensa - Rio de Janeiro - 2 de Abril de 1964)

“A paz alcançada. A vitória da causa democrática abre o País a perspectiva de trabalhar em paz e de vencer as graves dificuldades atuais. Não se pode, evidentemente, aceitar que essa perspectiva seja toldada, que os ânimos sejam postos a fogo. Assim o querem as Forças Armadas, assim o quer o povo brasileiro e assim deverá ser, pelo bem do Brasil”
(Editorial de O Povo - Fortaleza - 3 de Abril de 1964)

“Desde ontem se instalou no País a verdadeira legalidade ... Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas”
(Editorial do Jornal do Brasil - Rio de Janeiro - 1º de Abril de 1964)
“Milhares de pessoas compareceram, ontem, às solenidades que marcaram a posse do marechal Humberto Castelo Branco na Presidência da República ...O ato de posse do presidente Castelo Branco revestiu-se do mais alto sentido democrático, tal o apoio que obteve”
(Correio Braziliense - Brasília - 16 de Abril de 1964)
“Vibrante manifestação sem precedentes na história de Santa Maria para homenagear as Forças Armadas. Cinquenta mil pessoas na Marcha Cívica do Agradecimento”
(A Razão - Santa Maria - RS - 17 de Abril de 1964)
“Vive o País, há nove anos, um desses períodos férteis em programas e inspirações, graças à transposição do desejo para a vontade de crescer e afirmar-se. Negue-se tudo a essa revolução brasileira, menos que ela não moveu o País, com o apoio de todas as classes representativas, numa direção que já a destaca entre as nações com parcela maior de responsabilidades”.
(Editorial do Jornal do Brasil - Rio de Janeiro - 31 de Março de 1973)
“Golpe? É crime só punível pela deposição pura e simples do Presidente. Atentar contra a Federação é crime de lesa-pátria. Aqui acusamos o Sr. João Goulart de crime de lesa-pátria. Jogou-nos na luta fratricida, desordem social e corrupção generalizada”.
(Jornal do Brasil, edição de 01 de abril de 1964.)
"Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada".
Editorial do jornalista Roberto Marinho, publicado no jornal" (O Globo", edição de 07 de outubro de 1984, sob o título: "Julgamento da Revolução").

Mais algumas manchetes:
31/03/64 – CORREIO DA MANHÃ – (Do editorial, BASTA!): "O Brasil já sofreu demasiado com o governo atual. Agora, basta!"
1°/04/64 – CORREIO DA MANHÃ – (Do editorial, FORA!): "Só há uma coisa a dizer ao Sr. João Goulart: Saia!"
1o/04/64 – ESTADO DE SÃO PAULO – (SÃO PAULO REPETE 32) "Minas desta vez está conosco"... "dentro de poucas horas, essas forças não serão mais do que uma parcela mínima da incontável legião de brasileiros que anseiam por demonstrar definitivamente ao caudilho que a nação jamais se vergará às suas imposições."
02/04/64 – O GLOBO – "Fugiu Goulart e a democracia está sendo restaurada"... "atendendo aos anseios nacionais de paz, tranqüilidade e progresso... as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-a do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal".
02/04/64 – CORREIO DA MANHÃ – "Lacerda anuncia volta do país à democracia."
05/04/64 – O GLOBO – "A Revolução democrática antecedeu em um mês a revolução comunista".
05/04/64 – O ESTADO DE MINAS – "Feliz a nação que pode contar com corporações militares de tão altos índices cívicos". "Os militares não deverão ensarilhar suas armas antes que emudeçam as vozes da corrupção e da traição à pátria."
06/04/64 – JORNAL DO BRASIL – "PONTES DE MIRANDA diz que Forças Armadas violaram a Constituição para poder salvá-la!"
09/04/64 – JORNAL DO BRASIL – "Congresso concorda em aprovar Ato Institucional".

Envie sua contribuição para enriquecer essa pesquisa!
Pesquisa: Clarissa Pont


, , ,

Powered by ScribeFire.

G20 e a piada do dia


Na cúpula do G-20 que ocorre na Inglaterra, que parece ter substituído de vez o G-8 falido nesta crise, o premier britânico Gordon Brown e Barak Obama reagiram a fala de Lula sobre a crise ter sido criada por brancos de olhos azuis. Lula disse o que todos sabem, os países ricos do planeta geraram a crise e será o lado miserável dele que a pagará com sangue e suor.
Mas a piada do dia veio justamente da resposta dos dois grandes. Nervosos pela responsabilidade imputada por Lula, devolveram dizendo que era hora de "se buscar soluções e não culpados". Claro, quando o FMI vinha aqui ditar as regras tudo era nominal. Quando criticam Chávez, Evo e etc, os identificam como responsáveis pela instabilidade da América Latina (onde?), mas na hora de admitir seus próprios erros causados pela ganância nada?
A crise foi gerada lá e lá deve ser equacionada. Lula tem razão e errados estão eles tentando dividir com o mundo as responsabilidades. É hora sim de apontar os culpados, eles não estão acostumados a terem os dedos apontados para si. Eram eles que apontavam os seus num passado recente.


, , ,

Powered by ScribeFire.

Bêbado e sonegador


Jânio inventou o factóide na política nacional.

Li agora sobre as suspeitas da Polícia Federal de uma fortuna depositada em bancos suiços por Jânio Quadros. Jânio era um grande enganador na política nacional e seus feitos eram uma caricatura macunaímica do político brasileiro.
Logo após sua arrasadora eleição presidencial tentou um autogolpe para buscar mais poderes presidencialistas e não deu certo. Dizem que o fez sob efeito de uísque escocês. Ninguém duvida.
Agora aparecem 20 milhões de dólares na Suiça, que beleza. Comparados com os mais de 320 milhões do Maluf, trata-se de troco. Maluf afirma que a conta não é dele! (Ei, passa uma procuração pra mim!).
Uma coisa é certa, Jânio agora entra na história como bêbado e sonegador, além de louco e demagogo. Pobre do Brasil que cria estas lêndias.


, , ,

Powered by ScribeFire.