quarta-feira, junho 27, 2007

Dá Série: Isto não se lê por aí


Jornal Hora do Povo
Para Mercosul, Brasil agiu certo

Os países membros do Mercosul apoiaram a decisão do governo brasileiro e da Índia de se retirar das negociações da Rodada de Doha. Em nota oficial, o governo da Argentina destacou seu “reconhecimento” e expressou “solidariedade” à firmeza do chanceler Celso Amorim e do ministro indiano de Comércio, Kamal Nath, por defenderem os interesses dos países em desenvolvimento.

O secretário de Relações Econômicas Internacionais da Argentina, Alfredo Chiaradía, rechaçou as declarações de que Brasil e Índia foram responsáveis pela interrupção das negociações. “Foram injustas as acusações dos Estados Unidos e da União Européia de que Brasil e Índia não contribuíram para as discussões. Na verdade, os dois países defenderam o interesse dos países em desenvolvimento”, disse Chiaradía.

“Estados Unidos e União Européia são responsáveis pelo fracasso da reunião de Potsdam”, declarou o ministro argentino de Relações Exteriores, Jorge Taiana, responsabilizando-os por “intransigência” nas negociações.

Para o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramirez Lezcano, “o Brasil agiu muito bem. Essa discussão estava desequilibrada, com desvantagem para os países em desenvolvimento”.

O presidente Tabaré Vázquez, do Uruguai, também respaldou a decisão do Brasil e da Índia: “Foi melhor assim”.


Technorati Tags: , ,

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: