quinta-feira, março 08, 2007

Os EUA como império



Ao analisarmos o mundo hoje sob uma perspectiva histórica levando-se em consideração a queda e o fim do URSS, os EUA assumiram um papel de nação-império sob vários aspectos, do cultural ao bélico.
Nada mais detém o império sob qualquer ponto de vista, é o seu poder sobre o planeta na atualidade que o coloca num papel de enormes responsabilidades para com o seus "protegidos".
Os EUA têm cumprido muito mal este papel, as "províncias" estão mais pobres, mais dependentes e a violência cresce com uma corrida armamentista nunca vista na história do homem. O mundo hoje é pior para mais pessoas em mais lugares do que em outros tempo na era moderna. O mundo está mais inseguro e perigoso.
Os americanos assumem um papel de força e potência unilateral e tratam o restante do planeta com desprezo e optam muito facilmente pela guerra, invadindo e oprimindo nações e buscando aliados igualmente belicosos (Israel).
As coisas poderiam ser diferentes, investir mais em operações de inteligência e informações, controlando os fluxos de capitais, nenhuma guerra seria necessária. Este império nasce podre. Me aquartelo na aldeia gaulesa que jamais cedeu ou cederá ao império. Fora Bush.


powered by performancing firefox

Nenhum comentário: